segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reunião com Lula em São Paulo

A deputada estadual Ana Paula participou de reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (30/07), em São Paulo. Na conversa, o trabalho do mandato na Assembleia Legislativa e o respaldo às ações do Governo Federal em Santa Catarina, tanto nas questões de infra-estrutura como nas políticas de inclusão em áreas como saúde, habitação e ensino
Ana Paula com a colega deputa Angela Albino (PCdoB), que também participou da reunião em SP. Ambas desenvolvem trabalho, através da Bancada Feminina na Alesc, de ampliação da participação das mulheres na política. Também atuam pela implementação de políticas públicas, pelo Governo do Estado de SC, para a prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.
Com o presidente do Diretório Nacional do PT, Rui Falcão.
Também no encontro em SP, o deputado federal Pedro Uczai e o prefeito de Joinville, Carlito Merss.


Informações e fotos: Assessoria de Imprensa do Mandato 

domingo, 29 de julho de 2012

Ana Paula participa de eventos na comunidade

Em  Blumenau, a deputada Ana Paula (PT) tem participado de diversos eventos culturais e de integração na comunidade. Aqui, registros de alguns momentos.
Encontro com pessoas amigas na tradicional Festa do Colono, na Vila Itoupava.                    
Deputada participou, ontem, da Congresso da União Blumenauense das Associações de Moradores. "Tenho profunda admiração e reconhecimento a todos os homens e mulheres que se dedicam à nossa cidade", disse Ana Paula.
Na manhã deste domingo, Ana Paula participou do culto de comemoração do Grupo Folclórico Teutônia, que completou 25 anos de fundação.


Informações e fotos: Assessoria do Mandato

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Chuvas em Blumenau


                                       Foto: Jaime Batista
Durante esta sexta-feira, a deputada estadual Ana Paula (PT) acompanhou informações sobre as medições do rio Itajaí-Açú, pois as chuvas em Blumenau provocaram alagamentos pontuais e deslizamentos. "Nossa cidade precisa, com urgência de projetos e obras estruturantes na contenção de encostas, de habitação, de proteção das margens dos rios e de garantia de segurança às famílias que, infelizmente, ainda convivem com essa dura realidade", declarou a parlamentar.

No Santa informações sobre as medições no rio.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do Imigrante Alemão

Uma grande cidade se faz pelas qualidades de seu povo.
Hoje, comemora-se o Dia do Imigrante Alemão, personagens que escreveram, e ainda escrevem, a História do Brasil. Com sua força de trabalho, seus traços culturais e sua solidariedade, os imigrantes ajudaram muito a construir nosso país.
E Blumenau se orgulha de ser uma cidade que abriga um grande contingente de imigrantes, que aqui constituíram família e colocaram o que de melhor possuem para a evolução do município. Neste dia, com muito carinho, fica a minha saudação a todos esses nossos irmãos fraternos, dizendo-lhes: muito obrigado e parabéns!
                                                                                                                     Ana Paula
 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Brasil cria 1 milhão de empregos

O Brasil criou 1.047.914 novos postos de trabalho formais no primeiro semestre deste ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na segunda-feira (23). Com isso, a quantidade de trabalhadores com carteira assinada é 2,76% maior do que em dezembro de 2011.
O saldo entre demissões e admissões tem sido positivo há dez anos (veja gráfico). Em junho de 2012, foram gerados 120.440 postos de trabalho, equivalentes ao crescimento de 0,31% sobre a quantidade de assalariados do mês anterior. Houve expansão do emprego em todos os oito setores de atividade econômica. O total de admissões em junho foi de 1.732.327, o segundo maior para o mês, e o de desligamentos atingiu 1.611.887, o maior para o período.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

28ª Meia Maratona do Bela Vista Country Clube


A deputada estadual Ana Paula e o deputado federal Décio Lima prestigiaram a 28ª Meia Maratona do Bela Vista Country Clube, de Gaspar, realizada na manhã de domingo. "Incentivar a realização dos esportes e uma vida saudável tem sido uma das marcas do nosso mandato", disse a deputada, que acompanhou grande parte do evento. Na foto, com o amigo Raul Cardozo.

Informações e foto: Assessoria do Mandato

domingo, 22 de julho de 2012

Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2012


As eleições municipais de 2012 terão a maior participação feminina da história brasileira.  A proporção de mulheres entre os candidatos a vereador e prefeito subiu de 22% nas eleições de 2008 para 31% neste ano.O número de mulheres subiu 73% desde a última eleição municipal, quando 81.251 se candidataram. Neste ano, serão 140.418.A mudança é puxada pelas novas regras eleitorais aprovadas pelo Congresso Nacional em 2009. Até então, os partidos deveriam reservar 30% das vagas de vereadores para as mulheres. Um partido que tivesse 60 vagas, por exemplo, deveria separar 20 delas – elas poderiam, portanto, ficar “reservadas”, porém vazias.
Com a nova redação da lei, “reservar” virou “preencher”. Desde então, 30% do total das candidaturas devem ser obrigatoriamente ocupadas pelo sexo feminino.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Governo Dilma Rousseff investe em mobilidade urbana

                                            Ana Paula e Dilma Rousseff, em SC   

Moradores de 75 cidades do País, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, serão beneficiados com obras de mobilidade urbana financiadas pelo governo federal. Os recursos serão viabilizados pelo PAC Mobilidade Médias Cidades, lançado nesta quinta-feira (19) e que irá liberar R$ 7 bilhões para construção de metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e corredores de ônibus.metropolitanas.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ana Paula comemora criação da Defensoria Pública em SC

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (18) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 16/12, que cria a Defensoria Pública em Santa Catarina. A deputada Ana Paula Lima, que tem se destacado na defesa da criação da Defensoria, comemorou a decisão. "Com a aprovação do PLC, cabe agora ao Legislativo cobrar a efetiva implantação da Defensoria Pública", disse a deputada.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Audiência no Ministério da Educação

Reunião com ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar da parceria entre a Furb e UFSC. Presença do deputado Décio Lima, reitores João Natel, da Furb, e Roselane Neckel, da UFSC, além do professor Clóvis Reis, presidente do Comitê Furb Federal.

Assembleia discute a criação da Defensoria Pública

“É um direito de todo cidadão, sem condições de pagar um advogado, que
o Estado proporcione um profissional habilitado a lhe prestar
orientação e de lhe defender juridicamente. E somente o nosso Estado
está negando este direito aos cidadãos catarinenses." (Ana Paula)

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10/07), parlamentares estaduais discutiram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 16/2012, de autoria do Executivo, que cria a Defensoria Pública em Santa Catarina. A implantação da Defensoria Pública estadual deve ser realizada até o dia 14 de março de 2013, de acordo com determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O prazo foi definido no julgamento que considerou inconstitucional a Defensoria Dativa, prestada pelos membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Santa Catarina é o único estado do país que não dispõe de Defensoria Dativa nos termos da Constituição Federal e da Lei Complementar 80/1994. De acordo com o Projeto de Lei Complementar (PLC) 16/2012, a Defensoria Pública estadual terá sede nas cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão, além de Florianópolis. Durante audiência, participantes criticaram partes do projeto elaborado pelo Executivo. Entre as principais queixas, estão a possibilidade de celebração de convênios com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a prestação da assistência jurídica, a quantidade de defensores públicos e de cidades-sede previstos na proposição e a nomeação, por parte do governador, dos cargos máximos da defensoria. A liderança da Bancada do PT já anunciou que apresentará emendas ao projeto.


Informações: Assessorias de Imprensa do Mandato e da Alesc/Foto Arquivo

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alesc deverá votar amanhã o orçamento SC/2013


Deverá ser colocado em pauta para votação na sessão desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, o projeto das diretrizes orçamentárias do Estado para 2013. Os deputados apresentaram 101 emendas ao projeto original do Executivo, baseadas na reivindicações colhidas em 13 audiências públicas do Orçamento Regionalizado. A cidade de Blumenau sediou a audiência pública da região no dia cinco de junho, quando deputados ouviram as manifestações sobre as principais demandas locais. Foram apontadas necessidades de melhorias no setor de saúde e obras  em infraestrutura rodoviária e para contenção a cheias.
Na ocasião, a deputada estadual  Ana Paula (PT) destacou a importância da participação da população nas decisões sobre questões das cidades a serem contempladas pelo orçamento estadual. “É necessário ouvir a comunidade, discutirmos e encaminharmos no Parlamento as demandas levantadas pela população. Também é preciso que estejamos atentos para que realmente o Governo do Estado implemente as medidas apontadas como prioridade pela população”, disse Ana Paula.


Informações: Assessoria de Imprensa do Mandato e da Alesc - Fotos: Divulgação

domingo, 8 de julho de 2012

Feira da Amizade em Blumenau

Hoje é o último dia da 24ª Feira da Amizade em Blumenau. Estão reunidos 330 expositores nos três setores do Parque Vila Germânica, que, entre as atrações, oferecem diversos produtos artesanais, além da boa gastronomia. Paralelamente à feira, acontece o Festival de Danças Folclóricas - o Festfolk. Uma ótima opção de lazer para este domingo.  

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Pronatec e os cursos gratuitos de formação e qualificação profissional em Blumenau e região

A oportunidade oferecida a alunos da rede pública, beneficiados por programas sociais,  e pessoas de baixa renda para que tenham acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional em Blumenau e na região do Vale ganhou espaço no caderno de economia do Jornal de Santa Catarina, nesta sexta-feira. A matéria, que foca no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi comentada pela deputada Ana Paula (PT), que ressaltou o bom momento que o país vive com investimentos em formação. “É importante a divulgação das políticas que visam a capacitação”, disse a parlamentar.  “Nosso país tem se destacado internacionalmente por desenvolver cada vez mais políticas públicas que facilitem a qualificação e a inclusão de todos. A educação é um dos pilares fundamentais e tem sido tratada com especial atenção pelo Governo Federal”, enfatizou a deputada.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A situação da violência doméstica em SC

    A Bancada Feminina da Alesc, coordenada pela deputada Ana Paula, realizou Encontros Regionais para levantar informações sobre a violência doméstica em SC e repassá-las á à CPMI. Em Blumenau, o encontro foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores (foto) 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra as mulheres ouviu, nesta semana,os secretários estaduais Dalmo Claro de Oliveira (Saúde) e César Augusto Grubba (Segurança Pública) de Santa Catarina. Em seu depoimento à CPMI, o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina confirmou que não existem delegacias atendendo, exclusivamente, mulheres em situação de violência no estado. A declaração foi reforçada pelo delegado-geralda Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’avila. Tal situação havia sido constatada pelos integrantes da CPMI em audiência pública realizada no dia 04 de maio, na Assembleia Legislativa. A audiência foi aberta pela deputada Ana Paula (PT), que coordena a Bancada Feminina no Parlamento Catarinense.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Na Alesc, Ana Paula destaca empreendorismo individual

                                                          Foto: Fábio Queiroz/Alesc

No plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03), a deputada Ana Paula Lima destacou a iniciativa do Sebrae que, em parceira com o Governo Federal, realiza entre os dias 2 e 7 de julho a 4ª Semana do Empreendedor Individual. As ações promovidas em 31 cidades catarinenses têm por meta incentivar a formalização de trabalhadores autônomos, esclarecer dúvidas e orientar os interessados na formalização. “O serviço ofertado pelo Sebrae é gratuito. Além de auxiliar na criação da empresa individual, são promovidas palestras e cursos de capacitação”, acrescentou.
Conforme estimativa do Sebrae, Santa Catarina tem cerca de 500 mil trabalhadores em situação de informalidade, o que os impede de ter acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença, assim como, ficam impossibilitados de emitir nota fiscal ou acessar financiamentos e programas de estímulo a micros e pequenos negócios.
“Há anos nosso mandato incentiva o empreendedorismo dos catarinenses. Inclusive publicamos uma cartilha, bem didática e com fácil linguagem, distribuída gratuitamente nas comunidades como forma de divulgar estas informações aos trabalhadores que atuam na informalidade”, disse Ana Paula.

domingo, 1 de julho de 2012

Convenção do PT de Blumenau



Uma festa democrática, com a participação de centenas de pessoas que, como eu, têm um profundo amor por Blumenau. Esta é a melhor definição para a convenção do PT da minha cidade, realizada no sábado à noite. 
Nesta foto, com João Pizzolati, que estará conosco na caminhada.