sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ana Paula e Décio Lima em reunião com o MEC sobre Furb Federal

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (12) no Palácio do Planalto, os deputados Ana Paula (estadual) e Décio Lima (federal), do PT, defenderam que a implantação de um campus da Universidade Federal no Vale do Itajaí se dê a partir da estrutura da Universidade Regional de Blumenau (Furb). No encontro com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim, os parlamentares catarinenses argumentaram que a Furb, que está com projeto de federalização, já tem toda a estrutura necessária para consolidar o novo campus.
Na oportunidade, Ana Paula e Décio Lima apresentaram e entregaram a Henrique Paim o projeto de incorporação da Furb, que se comprometeu em dar os encaminhamentos necessários. Já ficou agendada uma reunião entre os reitores da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Toubes Prata, e da Furb, João Natel Polônio Machado. "Este é um grande momento. Temos que comemorar o fato da nossa cidade, e toda a região do Vale do Itajaí, ter sido contemplada no plano de expansão do ensino superior, gerando oportunidades e acessos para milhares de estudantes", declarou a deputada Ana Paula. "Agora, é continuarmos a luta, ao lado dos estudantes, professores e comunidade para que a Furb seja incorporada nesse projeto", completou a parlamentar.




(Informações: Assessoria de Imprensa dos Mandatos Ana Paula e Décio Lima - Fotos/ Josiane Spengler)




5 comentários:

  1. Sim Deputada, o Vale do Itajaí deixou claro seu pleito pela federalização da FURB. Uma extensão da UFSC não é necessariamente a instalação de uma UNIVERSIDADE Federal. A FURB está pronta e já é pública. Federalizar a FURB é assumir um compromisso que respeita a história do ensino superior no Vale do Itajaí. A presidente Dilma recebeu, em mãos, a reivindicação popular pela federalização da FURB, e tenho certeza que será sensível à causa e respeitará a nossa população.
    Todo o Vale do Itajaí, por tudo que já passou, merece a federalização da FURB, a primeira instituição de ensino superior do interior de Santa Catarina!
    Nós não esqueceremos aqueles que tiverem a coragem de federalizar nossa FURB, assim como não esqueceremos aqueles que frustarem um dos nossos anseios mais caros.
    Um abraço do tamanho da importância da FURB,

    Viegas Fernandes da Costa
    Historiador, escritor e cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o caminho é mesmo uma universidade federal do Vale do Itajaí. Como núcleo inicial na UFSC ou na própria Furb, importa pensar o passo que foi dado. Claro que deverá haver uma instituição federal que "implante" a nova universidade. Creio que este é o intuito de ter a UFSC como "geradora" institucional. Partilhar experiências e tradição acadêmica, modus operandi dos departamentos, possibilidades de cursos tem vantagens. Importa que as demandas regionais ajudem a pautar a produção do conhecimento em âmbito regional. A idéia de núcleos que gerem os centros/faculdades pode seguir o caminho da furb ou da ufsc, mas deve atender às demandas, que a atual conjuntura da Furb não permite implantar. Um núcleo de estudos de cultura poderia nortear algumas ações para termos cursos na área de cultura, cobrindo a formação em educação patrimonial, produção cultural, formação de gestores, cinema e audiovisual, novas linguages, contribuindo com o lastro de cursos de artes e educação já existentes na universidade. Cobrindo ainda coma demanda de um novo momento da cultura na sociedade brasileira. Parabéns pelo trabalho. vamos papeando...

    ResponderExcluir
  3. Uma extensão da UFSC no momento não é o ideal. As outras extensões feitas recentemente, estão com dificuldades financeiras e estruturais. A UFFS está funcionando em salas alugadas, e as obras foram de custo elevado, Chapecó gastou 50 milhões para a nova universidade. A estrutura da FURB está toda pronta, a espera da solução de entraves burocráticos para sua federalização.

    ResponderExcluir
  4. Deputada,
    É verdade que a opção por Blumenau e o Vale do Itajaí e uma grande vitória. Poderia ter se colocado, por exemplo, por que em Blumenau e não em Rio Branco, Acre? Nossos argumentos, mesmo diante de outros argumentos plausíveis, foram vitoriosos. Parabéns por esse primeiro passo.
    Mas se a coisa se consumar através da criação der um campus da UFSC ou uma universidade que não inclua a FURB não será bom e será um verdadeiro fracasso.
    Será um dispêndio desencesário de recursos públicos (a FURB pode oferecer já 20.000 vagas sem investimento, e com um orçamento anual de 150 milhões, enquanto que, por exemplo, a nova Universidade Federal de Fronteira Sul precisa um orçamento de 200 milhões e tem apenas 3500 alunos). Isto é tão evidente que até o Reitor da UFSC se nega a aceitar criar um campus da UFSC em Blumenau.
    Também, uma vez que outro Campus da UFSC afetará fortemente a FURB, acabará diminuindo as atividades de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão. Isto porque a FURB terá imensas dificuldades em manter seu status de Universidade (com pesquisa, extensão, mestrados e doutorados), enquanto que o campus da UFSC irá com muita parcimônia buscando um terreno, construindo uma sala, abrindo um curso, contratando um professor. Nesse processo, teremos uma universidade pronta minguando, uma universidade nova sendo edificada e a população apenas esperando.
    Em suma, para conseguir que Blumenau fosse contemplada com universidade federal, foi preciso enfrentar argumentos plausíveis, e fomos vencedores. Agora, a Federalização da FURB é a opção evidentemente mais racional, mais lógica e que mais benefício traz a todos. Outra opção além de não ser benéfica como se diz, será difícil de explicar.

    Luciano Félix Florit
    Sociólogo, Professor da FURB

    ResponderExcluir
  5. O meu entendimento, deputada, segue o entendimento fundamentado do professor Florit e dos demais que opinaram convergentemente em favor do pleito passar pela #FURB e por uma nova IES no Vale do Itajaí. Não há como o MEC conceber outra prioridade, a não ser que interesses outros, que não o bem comum esteja presidindo esta definição. É inconcebivel um outro caminho. Dentro deste alinhamento estamos definitivamente juntos! Todos pela #FURB Federal, que reaqueceu os corações juvenis e de todas as famílias com esta causa, depois de tantas dificuldades vividas em nossas cidades!

    ResponderExcluir