Quando falo da nossa cidade, há uma mistura de sentimentos: orgulho, agradecimento e um imenso amor. Orgulho por ser filha de blumenauenses, aqui ter vivido toda a minha vida, constituído a minha família e também ter aqui iniciado a carreira como enfermeira. Agradecimento por ter tido a honra de receber a confiança da nossa população para ser a primeira mulher do Vale do Itajaí a assumir como deputada na Assembléia Legislativa, além de ter sido escolhida para receber o título de Cidadã Blumenauense. E quem não ficaria feliz de fazer parte de uma cidade que traz, em sua trajetória, a força dos seus antepassados e um presente repleto de firmeza, alegria e vitalidade cultural?
Nossa Blumenau, que encanta por suas belezas naturais e a hospitalidade, é reconhecida nacional e internacionalmente. Temos a combinação perfeita das festas tradicionais, aonde predominam a cultura germânica e a italiana. Com danças folclóricas, música e gastronomia, nossa tradição é respeitada aqui e junto a outros povos. E a nossa economia também é marcante: temos diversidade de empresas e serviços, pólo industrial desenvolvido – com destaque para a indústria têxtil, e somos referência em empresas de software.
Com certeza, é a combinação feliz de qualidades que faz com que a população da nossa cidade também saiba, como poucas, de maneira corajosa e guerreira, enfrentar as adversidades. Como falei esta semana ao homenagear Blumenau na tribuna da Assembleia Legislativa, nossa cidade é lindamente cortada por um rio. Contamos com a beleza e o privilégio dessa geografia, mas também por causa disso já tivemos as tristezas que os blumenauenses souberam enfrentar e superar.
Aqui, já transformamos lágrimas em solidariedade. Em 1983 e 1984, após as enchentes, a população encontrou forças para festejar os laços que nos uniram nos momentos difíceis, através do surgimento de uma das maiores festas brasileiras, que é a Oktoberfest. Já em novembro de 2008, com a ajuda do Governo Federal e da solidariedade de milhares de brasileiros e estrangeiros, mais uma vez mostramos ao mundo nossa capacidade de recomeçar e enfrentar situações de absoluta tristeza e destruição com força, trabalho e solidariedade.
É pela grandiosidade de seu povo, sua diversidade e luta, que declaramos nosso amor por Blumenau e defendemos que esta cidade precisa ser tratada como merece: com carinho, com desenvolvimento e políticas públicas voltadas para todos. É preciso honrar e cuidar de Blumenau, combinando investimentos econômicos com zelo e respeito à nossa cultura, à nossa história e nosso meio ambiente.
Nós somos desta cidade e a cidade é nossa. É nela que vivemos e é dela que temos que cuidar.
PARABÉNS, BLUMENAU!
(Artigo para o Jornal Folha de Blumenau - 02 de setembro de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário