quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A história da Enfermagem contada em livro

A história de enfermagem catarinense é tema de um livro que será lançado nesta quarta-feira (23), às 17h30, no hall da Assembleia Legislativa. A obra “Enfermagem em Santa Catarina: Recortes de uma História (1900-2011)” é de autoria do Grupo de Estudos da História do Conhecimento em Enfermagem e Saúde (GEHCES) e foi organizada pelas professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Miriam Süsskind Borenstein e Maria Itayra Padilha.
O objetivo do livro é mostrar a evolução histórica da enfermagem no Estado e das enfermeiras, no período em 1900 e 2011. Para isso, as organizadoras abordam pontos relativos às instituições de saúde, à formação de pessoal especializado, à criação de entidades associativas, à produção do conhecimento, às relações com outros profissionais de saúde e as políticas públicas do setor, entre outros assuntos.
A obra é dividida em três partes. A primeira trata de uma introdução sobre a história da enfermagem catarinense, composta por três capítulos. A segunda aborda a história da enfermagem nas instituições especializadas da Grande Florianópolis, também em três capítulos. A terceira parte e última parte, composta por dois capítulos, traz um enfoque da história nos hospitais materno-infantis.
Miriam Borenstein é doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC e atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. É consultora de várias revistas especializadas em enfermagem, fundadora e vice-líder do GEHCES.
Maria Padilha é doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery e pós-doutora pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing da Universidade de Toronto (Canadá). Atualmente, atua como professora associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. É editora de revistas especializadas em enfermagem, consultora de vários periódicos no Brasil, América Latina e Canadá, além de líder do GEHCES.
Texto Divulgação - Foto: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário