domingo, 10 de fevereiro de 2013

ANA PAULA QUESTIONA GOVERNO ESTADUAL SOBRE SEGURANÇA


Mesmos erros

Equívocos em relação à segurança pública em Santa Catarina fazem parte das nossas preocupações há muito tempo. Reiteradas vezes denunciei a maneira como os últimos governos trataram esse tema, deixando a nossa população mais vulnerável à violência.

É urgente o combate e enfrentamento eficaz do crime organizado, com profissionais bem preparados e valorizados, mas também a implementação de políticas públicas que trabalhem a prevenção e a construção de melhores perspectivas de futuro para nossas crianças e adolescentes. Não queremos nossa juventude como alvo fácil para o tráfico de drogas.

Combater a violência não é abarrotar os presídios. Se esse modelo fosse adequado, não estaríamos vivenciando esses dias de verdadeiro terror. É preciso que a sociedade reflita sobre o atual sistema prisional.

O debate sobre segurança pública pautou nossa primeira semana de sessões na Assembleia Legislativa. Queremos compreender as razões que levam o governo do Estado e demais autoridades da área de segurança a fazerem manifestações alegando que está “tudo sob controle” e tranquilo. Sabemos que não está. Os fatos são gravíssimos e não têm precedentes em SC - enquanto escrevo este artigo, já somam 80 ataques.

Também não é possível entender o que leva as nossas autoridades a rejeitarem o auxílio de forças federais para que seja devolvida a tranquilidade à população. Na última terça-feira, um ônibus foi queimado bem próximo ao prédio da Assembleia Legislativa. Vi a nuvem de fumaça e a angústia das pessoas. Jamais imaginei que esse tipo de violência aconteceria em nossas cidades.

Diante desse quadro, volto a cobrar que o governo catarinense não hesite mais em aceitar ajuda federal. Não pode ser descartada uma ajuda que considero imprescindível neste momento.

ANA PAULA LIMA
- Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa/SC

(O artigo foi publicado pelo Jornal de Santa Catarina, na edição deste final de semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário