terça-feira, 30 de abril de 2013

Ana Paula pede exoneração do presidente do Badesc envolvido em denúncias de corrupção

Ana Paula na tribuna da Alesc




 Desvio de dinheiro público por meio de obras superfaturadas e contratadas por meio de licitações fraudulentas são alguns dos indícios de práticas criminosas levantadas pela investigação do Ministério Público Estadual (MPE) na prefeitura de Blumenau. As denúncias, que ganharam repercussão nacional nesta terça-feria (30), levaram a deputada Ana Paula Lima a cobrar do Governo do Estado a exoneração imediata de João Paulo Kleinubing, ex-prefeito da cidade e atual presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina). “Os fatos são gravíssimos e exigem postura firme do governador Raimundo Colombo em defesa da moralidade pública”, disse a parlamentar na tribuna da Alesc. 

Batizada de Operação Tapete Preto em referência a obras de asfaltamento, a ação do MPE evidencia um megaesquema de corrupção na gestão de João Paulo Kleinubing, cujos valores somam mais de R$ 100 milhões, o equivalente a 7% do orçamento da cidade em 2012. No ano passado, o MPE obteve autorização da Justiça para interceptar ligações telefônicas de 28 suspeitos e também teve acesso a documentos que estão sendo analisados. Pelas transcrições e indícios apurados, além de fraudes em licitações, pesam na denúncia a contratação de funcionários fantasmas, desvio de recursos e equipamentos do poder municipal e uso de cargo público para o favorecimento de particulares.

Para a deputada, o Governo do Estado foi alertado sobre o envolvimento do ex-prefeito de Blumenau em investigações do MPE na ocasião da sua nomeação para a presidência do Badesc. “Depois de muita insistência, aprovamos um Pedido de Informação direcionado ao governador, no qual questionamos se ele tinha conhecimento de que João Paulo Kleinubing havia sido indiciado e responde a processo judicial e quais informações foram enviadas ao Banco Central do Brasil. A resposta da Procuradoria Geral do Estado foi que de não tinha conhecimento dessas informações”, contestou.

Ana Paula acrescentou ser inconcebível que a presidência do Badesc esteja nas mãos de uma pessoa que está diretamente vinculada à denúncias de fraudes de licitação para uso de recursos do próprio banco. “A presença do denunciado por corrupção no seu governo coloca em suspeição todas as ações do banco, inclusive o Programa Badesc Juro Zero, que está prestes a ser votado neste plenário”, concluiu.

As matérias que compõem a série Máfia do Asfalto em Santa Catarina foram publicadas nesta terça-feira no site www.uol.com.br. Podem ser acessadas a partir do link http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/04/30/escutas-revelam-megaesquema-de-corrupcao-em-santa-catarina.htm . A reportagem traz também transcrições de trechos das conversas telefônicas gravadas. Em uma delas, o ex-prefeito Kleinubing determina ao secretário de Obras do município na época, Alexandre Brollo, a criação de um processo licitatório fictício com data retroativa.


Informações e texto: Assessorias de Imprensa do Mandato e da Bancada  Estadual do PT
Foto: Solon Soares/Alesc

Um comentário:

  1. E a exoneração dos mensaleiros??? ela tbm já pediu ou como aprendeu com o chefão... ela não tá sabendo de nada?????

    ResponderExcluir