terça-feira, 3 de setembro de 2013

Em discurso, Ana Paula fala sobre implantação do campus da UFSC e obras na BR 470, dois presentes para Blumenau

 “Dois grandes presentes foram dados a Blumenau, nesta semana: a oficialização do campus da UFSC na cidade e o início das obras de duplicação da BR 470”. Este foi o início do pronunciamento da deputada Ana Paula Lima, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira. A declaração foi uma referência ao aniversário de Blumenau que ontem, dia 02 de setembro, completou 163 anos de fundação.
  Ana Paula fez um relato sobre a programação do aniversário da cidade, que teve, já no início da manhã, a cerimônia de oficialização da instalação do campus da UFSC. Além de Ana Paula, entre as autoridades que participaram do ato, na Fundação Cultural de Blumenau, estavam o deputado federal Décio Lima e a reitora da UFSC, Roselane Neckel. De acordo com a parlamentar, o capus de Blumenau deverá iniciar suas atividades em prédio alugado, a partir de março de 2014, e deverá funcionar em estrutura definitiva a partir da aquisição de terreno na cidade.
  As aulas deverão começar no primeiro semestre de 2014 e a forma de seleção dos alunos será decidida num fórum em outubro. As opções são o vestibular e o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As duas formas podem ser aplicadas, no primeiro ano, quando serão atendidos cerca de 500 alunos. Para atender a essa demanda, segundo a reitoria da UFSC, 51 professores serão contratados, através de concurso, para o primeiro ano. Num primeiro momento, o campus da UFSC oferecerá cinco cursos: Bacharelado em Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais, além dos cursos em Licenciatura em Matemática e Química.
  “A oficialização da UFSC em Blumenau foi recebida com grande alegria. Não tenho dúvidas que, com organização e mobilização, foi dado o primeiro passo rumo à instituição da Universidade Federal do Vale do Itajaí. Nosso mandato vai acompanhar todos os passos para a instalação do campus para garantir que, a partir de 2014 Blumenau inicie com 500 vagas públicas e gratuitas para a juventude da nossa região”, disse a deputada.
     Em seu discurso, Ana Paula agradeceu o Governo Federal, que através da ação da Presidenta Dilma Rousseff, atendeu as reivindicações da população do Vale do Itajaí e destinou investimentos para a educação na região.

Duplicação da BR 470
    Ana Paula também destacou que o início das obras de duplicação da BR 470 coincidiu com as comemorações do aniversário de Blumenau. A empresa Sul Catarinense, por determinação do DNIT, começou os trabalhos de terraplanagem na última sexta-feira. “Estivemos no local e presenciamos esse fato histórico. Um sonho que começa a se tornar realidade”, ressaltou a deputada, agradecendo novamente a Presidenta Dilma Rousseff  “pela palavra honrada” e ao engenheiro João José, do DNIT/SC, pela condução do processo.
    “O praz de conclusão para os lotes 3 e 4 de Indaial a Gaspar é de quatro anos, três meses e nove dias. Os contratos serão encerrados em 06 de outubro de 2017. Esse agora é o nosso desafio: acompanhar, através do Fórum Parlamentar pela Duplicação da BR 470, o cronograma das obras e evitar possíveis atrasos.  A BR 470 é a espinha dorsal das rodovias catarinenses. Ela é estratégica sob dois pontos de vista: pela preservação da vida e pelo desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Por isso, o início das obras tem que ser comemorado”, concluiu a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário