quinta-feira, 21 de julho de 2011

INFORME POLÍTICO | ROBERTO AZEVEDO



A FEDERALIZAÇÃO DA FURB

O otimismo marcou a audiência do comitê pró-federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em Brasília. Ideli reconheceu que o governo federal precisa de uma ação na área da educação no Vale do Itajaí, única região do Estado que não tem uma instituição de ensino superior mantida pela União, além da Serra Catarinense. E designou o deputado federal Décio Lima (PT) para acompanhar a tramitação do projeto que federaliza a Furb na Câmara dos Deputados, que aguarda a indicação de um relator na Comissão de Educação e Cultura. Ainda ontem, a ministra iria se encontrar com o colega Fernando Haddad (Educação) para acertar um encontro dele com o comitê, quando será entregue a proposta do modelo da Furb federalizada. Na foto, da esquerda para a direita, o professor Valmor Schiochet (ex-presidente do comitê), a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), Décio, Ideli, o reitor João Natel Machado, o professor Clóvis Reis (presidente do comitê) e o professor Marcos Rivail da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.


O modelo

O professor Clóvis Reis, que preside o comitê pró-federalização, pondera que alguns fatores serão decisivos para que a Furb se torne uma instituição federal.

No modelo desenhado pelo comitê, que envolve toda a comunidade acadêmica e líderes do Vale do Itajaí, o patrimônio e os alunos seriam absorvidos pela União. Já os funcionários, que são da prefeitura de Blumenau, seriam somente cedidos. Isso evitaria passivos trabalhistas. O processo de alteração do quadro funcional da instituição em servidores federais ficaria para o futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário