segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

      "A inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência 
são questões de extrema importância para o nosso mandato, que defende políticas públicas que garantam uma vida melhor para todos, sem discrminações ou preconceitos. 
Por isso, além da apresentação de diversos projetos de lei para contribuir com o aperfeiçoamento de políticas públicas, também apoiamos as iniciativas nesse setor. 
O Governo Federal tem ampliado cada vez mais os programas
 para investimentos em educação, saúde, cidadania e acessibilidade, 
sempre com o objetivo de promover a inclusão 
e autonomia das pesoas com deficiência". 

A declaração é da deputada estadual Ana Paula (PT), neste três de novembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta data comemorativa é promovida pelas Organizações das Nações Unidas desde 1998, com ações em todo o mundo para a garantir a dignidade às pessoas com deficiência.
Deputada Ana Paula em seminário sobre educação e inclusão, em Blumenau

 Além de contribuir na apresentação de projetos de lei específicos sobre esse tema, Ana Paula também tem promovido debates com a sociedade. Um exemplo foi o Seminário sobre o Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência no Brasil, que lotou o auditório da Uniasselvi, em Blumenau, no dia 04 de maio deste ano. Ana Paula foi quem propôs a realização do seminário, através da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
 Em âmbito nacional, o mandato da parlamentar acompanha a política implementada pelo Governo Federal, cujas ações fortalecem a inclusão como o lançamento, no dia 17 deste mês, do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O programa foi lançado diretamente pela Presidenta Dilma Rousseff sob o slogan "Viver Sem Limite" e reúne ações estratégicas de inclusão e acessibilidade. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente há 45.6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência em nosso país, o que corresponde a 23,9% da população. Em Santa Catarina, 21% da população apresenta alguma deficiência.

Informações:

Assessoria de Imprensa do Mandato (com dados da Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto e Assembleia Legislativa/SC)

Imagem Site internacional de inclusão/Foto: Divulgação Alesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário