quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo: Crack - solução é acolher e reconstruir vidas

Hoje é mais do que evidente que o abuso e a dependência de drogas no Brasil - em especial do álcool e do crack - se transformaram numa nova chaga social. As vítimas acumulam-se, com graves repercussões na ocupação do espaço urbano, na exclusão econômica e social, na rede de saúde e na vida das famílias. As raízes do problema são externas ao campo da saúde pública, mas sabemos que a rede de ambulatórios, de hospitais e de profissionais pode interferir no curso da dependência. Estamos convencidos de que uma abordagem bem-sucedida está relacionada a uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) que possibilite aos Estados, aos municípios, à sociedade civil atuar em conjunto com o Ministério da Saúde, de forma articulada, no enfrentamento do crack e de outras drogas. Leia em nosso site este artigo escrito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori



A importância da adoção



Deputada Ana Paula representou a Assembleia Legislativa na abertura do 8º Encontro Estadual de Grupos de Estudos e Apoio à Adoção, realizado em Joinville.


Na noite de terça-feira, a parlamentar destacou a importância da sociedade romper preconceitos e debater a adoção também de crianças acima de três anos de idade. "Todas as crianças e adolescentes merecem e precisam de uma família e de um lar", disse Ana Paula. Nesta foto, a deputada observa o depoimento do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos.
Mesa de autoridades na abertura do evento, onde Ana Paula pediu celeridade da Justiça nos processos de adoção. Ela também destacou a importância da campanha institucional "Adoção, Laços de Amor", em Santa Catarina.


(Informações Assessoria do Mandato - Fotos: Fábio Queiroz/Alesc)

Mobilização da assistência social pelas 30hs

Deputada Ana Paula Lima com a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Magali Régis Francis (à esquerda), e a assistente social Juçara Rosa Silva



Diante das galerias lotadas, Ana Paula defende a valorização das trabalhadoras e trabalhadores no serviço social.



Manifestação


Por solicitação da deputada Ana Paula Lima (PT), em acordo com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa, a sessão ordinária de terça-feira (30) foi interrompida para receber a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Magali Régis Francis. A visita teve como propósito intensificar a luta em defesa das 30 horas dos assistentes sociais assegurada pela lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010 que determina uma jornada de trabalho de 30h semanais sem redução salarial, uma vez que, o direito estabelecido pela legislação ainda não tenha sido implementado para todos os assistentes sociais. Embora muitas instituições públicas e privadas já venham cumprindo a lei, em Santa Catarina falta empenho das prefeituras para aplicar a lei nos municípios. De acordo com Magali, a luta não se restringe a uma reivindicação meramente econômico-corporativa, uma vez que a classe sempre tratou a questão como uma pauta tático-estratégica, que faz parte da luta geral da classe trabalhadora. “A redução da carga horária semanal do assistente social sem perda salarial é uma causa justa e impacta principalmente na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Serviço Social”, explicou.
Solidária a luta dos trabalhadores, Ana Paula ressaltou que o governo federal favoreceu a classe com a sanção da lei nº 12.317 em 2010, porém demais autoridades precisam se sensibilizar para que a lei se cumpra em todos os setores públicos ou privados que possuam assistente social.


(Texto Tatiani Magalhães/Alesc - Fotos: Assessoria do Mandato e Carlos Kilian/Alesc)

Informativo Ana Paula

Clique sobre a imagem e amplie para a leitura.

Clique sobre a imagem e amplie para a leitura.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Seminário Santa Catarina Sem Drogas

Deputada Ana Paula entre o deputado federal Décio Lima e a professora Rosangela de Oliveira Silva. À esq. Tarcísio Weise, da equipe dos mandatos.

Deputada Ana Paula Lima na mesa dos trabalhos. Ela pediu prioridade nas iniciativas que contemplem prevenção, tratamento e reinserção social. “Precisamos criar um fórum comum entre Executivo, Legislativo e Judiciário, para tratar das ações de atenção integral”, propôs.

Durante o “Seminário Santa Catarina Sem Drogas”, realizado na manhã desta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Paula Lima (PT) defendeu que “o governo estadual deve destinar uma parcela do Orçamento para a prevenção e tratamento dos usuários de substâncias psicoativas, voltadas especialmente aos nossos jovens e adolescentes”. O seminário teve a participação do deputado federal Décio Lima, representante da Comissão Especial de Políticas sobre Drogas da Câmara Federal (Cedroga) para a região Sul, que destacou o esforço de reunir dados nos estados para fazer um relatório e uma política de enfrentamento. “A cada 10 crimes no Brasil, oito tem envolvimento de usuários de drogas e do total de homicídios, 85% tem relação como o tráfico”, disse o deputado.


Fotos: Eduardo Guedes de Oliveira/ALESC

Leia mais

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sábado festivo em Blumenau




Eu e o deputado Décio Lima participamos sábado, 28/08, de duas agendas comunitárias em nossa cidade, Blumenau. Ao meio dia, estivemos no Colégio Shalon, participando da feijoada beneficente da Igreja Batista Luz para as Nações. À noite, estivemos na celebração festiva de restauração da Igreja São José, da comunidade de Testo Salto. A missa foi celebrada pelo Bispo Dom José Negri e o Padre Vilmar Tabares.



domingo, 28 de agosto de 2011

Santa Catarina sem Drogas


O Fórum Permanente de Combate às Drogas, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), e a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGA), da Câmara dos Deputados promovem nesta segunda-feira (29) o Seminário “Santa Catarina Sem Drogas”. O debate terá a participação dos deputados federais Décio Lima e Carmen Zanotto, coordenadores do seminário da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, em Santa Catarina. Leia mais

Seminário “SANTA CATARINA SEM DROGAS”

Data: 29/08/2011
Horário: 10 horas
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina / Auditório Antonieta de Barros (Rua Jorge Luiz Fontes, 310 – Florianópolis)


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inauguração do Residencial Nova Casa em Blumenau


Participei na noite desta sexta-feira, 26, juntamente com o deputado federal Décio Lima, da inauguração do Residencial Nova Casa, em Blumenau. O quinto empreendimento entregue na cidade pelo Programa Minha Casa Minha Vida, beneficiando mais 96 famílias. No total o Programa Minha Casa Minha Vida entregará 1824 unidades habitacionais na cidade, realizando o sonho de muitas famílias blumenauenses. Tive o privilégio de entregar as chaves da nova moradia para Márcia Zimmermann, e participar da alegria dessas 96 famílias, que vão morar no Residencial Nova Casa, no bairro Itoupava Central, desfrutando de mais qualidade de vida. Nada é mais importante para as pessoas, principalmente para as mulheres, conquistarem a casa própria para acolherem seus filhos, podendo dar-lhes o conforto e o aconchego de um lar. O Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, está realizando este sonho para muitas mulheres e homens brasileiros.


Homenagem dos policiais federais de SC

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de SC, José Carlos Nedel Fagundes, coordena a cerimônia.
O assessor jurídico do Sindicato, Sérgio Pires Menezes, entrega a placa.

O Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina nos prestou uma linda homenagem na tarde dessa quinta-feira, 25/08, numa cerimônia realizada em Florianópolis. Eu e o deputado Décio Lima recebemos uma placa de agradecimento, com os dizeres: "pelos relevantes serviços prestados ao povo catarinense e pelo respeito aos princípios éticos, morais e sociais ao nosso País". Ficamos muito honrados e admiramos esta categoria, pelo seu valoroso trabalho por Santa Catarina.

Visita ao grupo Melhor Idade da ABLUDEF


Registro de nossa visita ao grupo da Melhor Idade da ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, dia 22/08. Foi uma tarde alegre, na sede da entidade, em que recebi muito carinho dos simpáticos integrantes desse grupo. Tive a oportunidade mais uma vez de conhecer o excelente trabalho realizado pela ABLUDEF, que há mais de duas décadas contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência física da nossa cidade.

Frase de ana paula repercute no twitter



Fonte: Bloco de Notas - Diário Catarinense

Navegantes, 49 anos. Parabéns!




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Forum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas

A deputada Ana Paula participou na noite de segunda-feira,22/08, em Itajaí, da penúltima audiência pública do Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa. Realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a audiência lotou o plenário, com representantes de comunidades terapêuticas, de igrejas, da área da Saúde, Educação, Assistência Social e da Criança e do Adolescente, além de integrantes das polícias Militar, Civil e Federal da região de Itajaí.Em seu pronunciamento a deputada reiterou a importância de ampliação dos investimentos públicos para a prevenção e tratamento de usuários de substâncias psicoativas. “ O combate ao uso de substâncias psicoativas é uma questão de saúde pública que precisa ser enfrentada com investimentos públicos e com a implementação de políticas públicas de prevenção e de tratamento aos usuários”, disse ela. Criticou que o “Estado ainda não assumiu o seu papel no enfrentamento desta problemática”. E disse que o fórum parlamentar está fazendo o grande trabalho de chamar o Estado para esta responsabilidade.

Fotos: Carlos Kilian/Alesc

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Forum de Prevenção e Combate às Drogas hoje em Itajaí

Em mais uma audiência pública regional itinerante, hoje o Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, promove o debate em Itajaí, na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas. A prevenção e o combate às drogas é uma das nossas bandeiras e defendemos a participação maior do Estado, tanto nas ações de prevenção quanto no tratamento dos dependentes químicos, seja pelo aporte de recursos e também operacionalmente. O combate ao uso de substâncias psicoativas é uma questão que precisa ser enfrentada com investimentos públicos e com a implementação de políticas públicas de prevenção e de tratamento aos usuários. Leia mais

Registro aqui o importante trabalho desenvolvido pelo escritor Maurício de Souza no combate às drogas, sem dúvida mais um instrumento relevante que vem se somar aos esforços de todos que cotidianamente lutam para que esta história de drogas tenha fim.

Encontro regional do PT de Guaramirim

O PT de Guaramirim promoveu sábado, 20/07, um encontro regional com os filiados do Vale do Itapocu. O evento foi capitaneado pelo vereador Jaime de Ávila, que comunicou sua disposição em disputar as eleições majoritárias do município em 2012. O momento foi de confraternização entre os petistas e também para promover a realização de novas filações. Representantes dos mandatos da deputada estadual Ana Paula Lima e do deputado federal Décio Lima prestigiaram a reunião, na Associação de Moradores Nova Esperança.

Na foto, (da esq.p/dir.), a presidente do PT de Garamirim, Maria Inês, ao lado de uma nova filiada. Em pé, o vereador Jaime, junto a Celso e Adriana, representantes dos mandatos.

domingo, 21 de agosto de 2011

1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres da AMMVI


A 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do Médio Vale do Itajaí será realizada em 31 de agosto, no Teatro Da Vinci – Uniassselvi (Rodovia BR-470, Km 71, nº 1040), Indaial. Terá a participação dos municípios que fazem parte da Associaçãodos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) que coordena o evento.
O objetivo da conferência é discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil. Os debates devem reunir representantes dos movimentos de mulheres, igrejas, associações de municípios, instituições de ensino superior locais, conselhos municipais, escolas públicas e particulares, associações de pais e professores, instituições e empresas públicas, privadas e economia mista e outras que atuem com mulheres no município. "Nosso mandato estará presente a este importante debate que está sendo chamado pela presidente Dilma para todas as regiões do País e que irão culminar com a Conferência Nacional, de 12 a 1 5 de dezembro em Brasília. Teremos uma avaliação da realidade brasileira na questão de gênero e então poderemos discutir quais as políticas necessárias e que queremos para uma sociedade mais igualitária voltadapara o universo da mulher", destaca a deputada Ana Paula Lima (PT). Veja a programação.

sábado, 20 de agosto de 2011

Adoção, Laços de Amor

PT de Blumenau debate sobre o meio ambiente

É hoje, a partir das 13h30min, o Seminário organizado pelo Diretório Municipal de Blumenau com o tema "O Impacto do Código Florestal no Ambiente. Esse debate foi pautado pela Secretaria de Formação do partido. Os debates vão acontecer na sede do PT (rua Bertolino Angelo de Souza, 160 - Sala 1 -Centro-rua paralela com a Martin Luther.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia da Fotografia

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro premiado e reconhecido internacionalmente pela força de suas fotos e sensibilidade social, através do registro de pessoas anônimas, simples. Por escolha e técnica, o profissional imortalizou cenas em preto e branco. Com algumas de suas fotos, homenageados os profissionais da imagem neste Dia Mundial da Fotografia.


(Assessoria de Imprensa do Mandato)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Parceria UFSC/FURB tem apoio da comunidade


Representantes dos mandatos da deputada estadual Ana Paula e do deputado federal Décio Lima participaram da reunião nesta manhã sobre a parceria UFSC/FURB, que lotou o auditório da Biblioteca Central da FURB. Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o relato da comitiva que esteve em Brasília, nesta semana, para o anúncio do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior, pela presidenta Dilma Rousseff. Ana Paula e Décio Lima integraram a comitiva nas reuniões em Brasília, fortalecendo a defesa da expansão do ensino superior federal para Blumenau e região do Vale do Itajaí. "É importante a mobilização da sociedade em torno da conquista de uma universidade federal. Estamos juntos nessa luta", reiterou a deputada. Agora, as instituições terão 30 dias para apresentar um projeto ao MEC que viabilize efetivar a parceria. Para isso, está marcada para a próxima terça-feira a visita de uma comissão da UFSC às instalações da FURB para iniciar os estudos que servirão de base para o projeto que será recebido pelo Governo Federal.

(fotos Assessoria de Imprensa da FURB)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Deputada participa de reunião da Comissão Especial de Catástrofes

Ministro Fernando Bezerra cumprimenta os deputados.

A deputada Ana Paula Lima (PT), juntamente com o deputado federal Décio Lima (PT/SC) participou nesta quarta-feira, 17/08, em Brasília, da reunião da Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes, realizada de manhã, e que contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Entre outros assuntos foi abordado o Cartão de Defesa Civil, um dispositivo lançado recentemente pelo Governo Federal para atendimento mais ágil aos municípios e populações vítimas de catástrofes. O ministro elogiou a atuação do deputado Décio Lima, quando foi prefeito de Blumenau, tornando o município referência nacional para estruturação e organização em catástrofes climáticas.

Os deputados Ana Paula e Décio Lima ao lado do ministro Fernando Coelho, em foto de Josiane Spengler.

FURB e UFSC:Reunião com ministra Ideli

Em reunião no Palácio do Planalto com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a deputada estadual Ana Paula e o deputado federal Décio Lima conversaram sobre a parceria entre FURB e UFSC e a ampliação do acesso ao ensino superior público e gratuito para milhares de estudantes de Blumenau e do Vale do Itajaí. A reunião aconteceu no início da manhã desta quarta-feira, dando sequência ao trabalho iniciado junto ao MEC para que a extensão da universidade federal, em Blumenau, tenha início dentro da FURB. Na foto, Ana Paula, Décio Lima, o reitor da UFSC, Álvaro Prata, e a ministra.

Informações Assessoria de Imprensa do Mandato - Foto: Josiane Spengler

Reunião em Brasília discute parceria entre UFSC e FURB


Representantes da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além dos deputados Ana Paula (estadual) e Décio Lima (federal, reúnem-se nesta quarta-feira (17) com a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais. Na pauta, os próximos encaminhamentos para a parceira entre as duas instituições de ensino superior catarinenses. A parceria entre a Furb e a UFSC foi proposta na tarde desta terça-feira (16), durante audiência com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa.


No encontro estiveram presentes os reitores João Natel, da Furb, e da UFSC, Álvaro Prata, os professores Clóvis Reis e Valmor Schiochet, respectivamente coordenador e ex-coordenador do Comitê Pró-Federalização da Furb, além dos deputados Décio Lima e Ana Paula, e do prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing. "A parceria entre as duas universidades catarinenses significa o retorno positivo para quem, como nós, acreditou, trabalhou e defendeu o tempo todo a FURB, um grande patrimônio da comunidade do Vale do Itajaí", declarou a deputada.

O detalhamento desta parceria está sob a responsabilidade dos dois reitores, através da formação de um grupo de trabalho que incluirá técnicos e que será apresentada ao Ministério da Educação em um prazo de 30 dias. ¨É uma notícia extraordinária para Blumenau e o Vale do Itajaí, porque esta parceria representa a união de esforços, talentos e patrimônio não só material, mas também humano, destas duas valorosas instituições de ensino superior, que são a Furb e a UFSC. Essa parceria vai corroborar para o desenvolvimento de toda a região do Vale do Itajaí, respondendo aos anseios da população”, considerou Décio Lima, para quem a expansão do ensino superior representa um novo paradigma para o País.


(Informações Assessorias de Imprensa dos Mandatos Ana Paula e Décio Lima - Fotos Josiane Spengler)

Leia mais

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil ganha mais universidades e institutos federais

Deputada Ana Paula, juntamente com o deputado Décio Lima acompanharam a cerimônia.

A criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o País. Foi o que anunciou a presidenta Dilma Rousseff na manhã desta terça-feira, 16/08, em Brasília, informando ainda que até 2012, serão implementados 20 câmpus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. As previsões são para que dentro de três anos todas as unidades estejam funcionando. As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. Outras 12 universidades federais, de 11 estados, ganharão 15 câmpus. No Pará, a UFPA ganha um câmpus; na Bahia, a UFBA e a UFRB, um câmpus cada uma; no Ceará, a UFCE (2); em Pernambuco, a UFRPE (1); em Goiás, a UFG (2); no Maranhão, a UFMA (1); no Mato Grosso, a UFMT (1); em Minas Gerais, a UFVJM (2); em São Paulo, a Unifesp (1); em Santa Catarina, a UFSC (1); no Rio Grande do Sul, a UFSM (1). Leia mais.